Dominó humano
Preparação:
Recortar as figuras sempre em quantidade igual a metade dos jogadores. Cortar cada figura ao meio. Preparar outro conjunto da mesma forma, com o mesmo número e as mesmas figuras.
A classe deverá ser dividida em duas equipes, cada equipe irá trabalhar com um dos conjuntos descritos acima. Distribuir a cada aluno duas metades diferentes de cartões. Pede-se às crianças que segurem um pedaço em cada uma das mãos.
Desenrolar: As crianças de cada equipe deverão se unir ao companheiro que possui o cartão que completa a figura de uma de suas mãos.assim ele fará par com um companheiro na sua direita e com outro companheiro na sua esquerda. Como estes companheiros também poderão encontrar outros que possuem as metades de sua figura irá se formando uma corrente, que usará a mesma analogia que o jogo do dominó.
Dá-se 10 minutos de tempo para a formação e vence a equipe que conseguir fazer a fileira mais comprida. No caso de crianças maiores, vence a equipe que terminar primeiro usando todos os companheiros.
Pescaria de Páscoa
Preparação: Ata-se a uma colher de madeira 1 metro de barbante grosso, na ponta amarra-se um pedaço de lamina imantada (aquelas usadas para imã de geladeira) de cerca de 10 cm de comprimento.
Faz-se quatro colheres iguais.
Recorta-se os desenhos apresentado na página e cola-se no verso de cada um deles um clip de papel. Distribuem-se os desenho por todo o pátio ou pela classe. Alguns deverão estar um pouco escondido exigindo um pouco de esforço ou estratégia.
Dividem-se os alunos em quatro grupos diferentes que deverão ficar em forma de revezamento atrás de uma linha de partida.
Para a primeira criança de cada fileira dá-se uma colher.
Desenrolar: Ao sinal de início a primeira criança de cada equipe pega a sua colher e sai correndo tentando “pescar” uma figura dentre todas que estão espalhadas pelo pátio. Uma vez conseguindo ela volta passa a colher para o segundo elemento de sua equipe que deverá estar esperando atrás da linha de partida. Este, por sua vez, sai correndo e repete os atos do primeiro, ou seja, pescar uma das peças. E assim sucessivamente.
O jogo poderá terminar quando todos os elementos de cada equipe tiverem participado, vencendo a equipe que terminou primeiro.
Para crianças maiores, pode-se dificultar o jogo da seguinte forma:
Atribuem-se pontos ás figuras, por exemplo: O coelho poderá valer 5 pontos, o carneiro valer 3, o pintinho 2 e o ovo 1. Vencerá a equipe que tiver somado maior número de pontos em determinado tempo.
Pode-se pedir que as equipes necessitem formar um determinado número, por exemplo: 25. Assim as equipes deverão não só ter agilidade mas, também, usar a astúcia.
Outra variação é usar as figuras cortadas ao meio (como ensinado para o jogo anterior) e colocar os clipes em cada uma das metades. As metades complementares deverão ser distribuídas aos alunos. Estes deverão, em forma de revezamento, correr e "pescar" a metade correspondente à sua figura.
(Atividades retiradas do site: http://www.editorainformal.com.br )
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