Pular para o conteúdo principal

:: Jogos Com Figuras - Páscoa::









































Dominó humano


Preparação
:

Recortar as figuras sempre em quantidade igual a metade dos jogadores. Cortar cada figura ao meio. Preparar outro conjunto da mesma forma, com o mesmo número e as mesmas figuras.
A classe deverá ser dividida em duas equipes, cada equipe irá trabalhar com um dos conjuntos descritos acima. Distribuir a cada aluno duas metades diferentes de cartões. Pede-se às crianças que segurem um pedaço em cada uma das mãos.


Desenrolar: As crianças de cada equipe deverão se unir ao companheiro que possui o cartão que completa a figura de uma de suas mãos.assim ele fará par com um companheiro na sua direita e com outro companheiro na sua esquerda. Como estes companheiros também poderão encontrar outros que possuem as metades de sua figura irá se formando uma corrente, que usará a mesma analogia que o jogo do dominó.
Dá-se 10 minutos de tempo para a formação e vence a equipe que conseguir fazer a fileira mais comprida. No caso de crianças maiores, vence a equipe que terminar primeiro usando todos os companheiros.


Pescaria de Páscoa

Preparação: Ata-se a uma colher de madeira 1 metro de barbante grosso, na ponta amarra-se um pedaço de lamina imantada (aquelas usadas para imã de geladeira) de cerca de 10 cm de comprimento.
Faz-se quatro colheres iguais.
Recorta-se os desenhos apresentado na página e cola-se no verso de cada um deles um clip de papel. Distribuem-se os desenho por todo o pátio ou pela classe. Alguns deverão estar um pouco escondido exigindo um pouco de esforço ou estratégia.
Dividem-se os alunos em quatro grupos diferentes que deverão ficar em forma de revezamento atrás de uma linha de partida.
Para a primeira criança de cada fileira dá-se uma colher.

Desenrolar: Ao sinal de início a primeira criança de cada equipe pega a sua colher e sai correndo tentando “pescar” uma figura dentre todas que estão espalhadas pelo pátio. Uma vez conseguindo ela volta passa a colher para o segundo elemento de sua equipe que deverá estar esperando atrás da linha de partida. Este, por sua vez, sai correndo e repete os atos do primeiro, ou seja, pescar uma das peças. E assim sucessivamente.
O jogo poderá terminar quando todos os elementos de cada equipe tiverem participado, vencendo a equipe que terminou primeiro.
Para crianças maiores, pode-se dificultar o jogo da seguinte forma:
Atribuem-se pontos ás figuras, por exemplo: O coelho poderá valer 5 pontos, o carneiro valer 3, o pintinho 2 e o ovo 1. Vencerá a equipe que tiver somado maior número de pontos em determinado tempo.
Pode-se pedir que as equipes necessitem formar um determinado número, por exemplo: 25. Assim as equipes deverão não só ter agilidade mas, também, usar a astúcia.
Outra variação é usar as figuras cortadas ao meio (como ensinado para o jogo anterior) e colocar os clipes em cada uma das metades. As metades complementares deverão ser distribuídas aos alunos. Estes deverão, em forma de revezamento, correr e "pescar" a metade correspondente à sua figura.

(Atividades retiradas do site: http://www.editorainformal.com.br )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

:: Os Frutos do Espírito::

OS FRUTOS DO ESPÍRITO Para uma aula de caráter cristão no meu estágio, preparei em E.v.a. os frutos do espírito para uma aula mais divertida. Confeccionei também alguns bichinhos simbolizando os bichinhos que podem invadir os frutos, com palavras más como "palavrão", "ódio", etc... A história dos Frutos do Espírito você encontra na Bíblia, no capítulo 5 de Gálatas. Beijinhos. Symonynhah

::Desenhos para Colorir - Smilinguido::

Desenhos salvos do site: www.smilinguido.com.br . São OTIMOS para trabalhar com as crianças!

:: Mais ideias para o Dia dos Pais ::

Mais ideias para o Dia dos Pais! =**